Resenha - Os pés de Carolina, de Diego Guerra

 



Autor: Diego Guerra
Editora: Independente
Ano: 2015
Número de páginas: 40
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ana Júlia

 Sinopse: É na Vila do Almirante, no dia 1º de Maio de 1981, que Carolina escreve a primeira carta a sua amada: "Querida Dança". Neste romance epistolar, Diego Guerra escreve a doce história de uma mulher, amante da dança, que por tamanho amor, personifica-a, e endereça a ela diversas cartas, como fonte de único auxílio e socorro em meio ao ambiente conturbado em que vive. Diante ao desemprego de seu paí e as necessidades da família, a dançarina se vê a sacrificar o grande sonho que vive para atender as carências de seus pais. Com toques leves e precisos como passos de ballet, Carolina consegue seduzir o leitor e levá-lo a viver esse mundo em sua narrativa.

"Não consigo encontrar em outro lugar tamanho prazer que você me traz, mesmo procurando nos estudos, garotos, até em animais de estimação. Nenhum deles me toca dessa forma. Acredito ter nascido para você."

 Resenha:  Carolina é uma moça de 18 anos que dança desde muito nova e nutre um amor intenso pela dança. Sua família, bem simples é sustentada pelo pai que trabalha em uma fábrica, mas, que devido à crise foi dispensado do emprego, fazendo com que Carolina, tenha que abandonar sua grande paixão para ajudar no sustento da casa.
     A história tem um caráter epistolar, pois, é narrada através de cartas que Carolina escreve para a própria dança, sua amiga íntima.
     Esse é um conto para você ler sentado na poltrona em uma tarde tranquila tomando sua bebida favorita e refletindo sobres seus sonhos.
     O que mais me chamou atenção na história  e o principal tema deste foi a relação da menina com a dança, esta é tratada como uma um ser vivo, uma amiga próxima, e através das cartas enviadas Carolina desabafa sobre seus sonhos, medos e tristezas.
     Eu, particularmente, gostaria que tivesse mil páginas, para que eu pudesse ler em muito mais tempo, mas como é um conto a história é bem curta e concisa e o autor cumpre bem o papel do gênero.
Conheça um pouco sobre o autor:

Diego Guerra, quem assina seus trabalhos por GUERRA, nasceu em 1995, natural de Ribeirão Preto – SP. Atualmente, vive em São José do Rio Preto – SP, onde cursa Licenciatura em Letras, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, e desenvolve sua pesquisa na área da Literatura Brasileira.
Recentemente o nosso parceiro Diego Guerra lançou um livro de poesias “O novelo do verbo”, logo mais terá resenha dele aqui no blog. Confira a sinopse:
A obra poética “O novelo do verbo” é o resultado de uma escrita cotidiana, do viver poetar, dia após dia. Neste livro, Guerra recolhe seus primeiros poemas e apresenta-nos de modo muito agradável um novelo, conflituoso, emaranhado, não de fios, mas de palavras, versos e estrofes, que ganham vida quando são acompanhadas por você, leitor.
Esta coletânea fragmentada em capítulos proporciona uma leitura convidativa para olharmos peculiarmente ao nosso redor. Guerra leva-nos nesse novelo aos principais temas que sempre motivaram a poesia, o amor, a saudade, a natureza, contudo, impulsiona-nos, também, a um universo próximo e ao mesmo tempo invisível aos viciados olhos dos homens.
Ler O novelo do verbo é deixar-se abraçar por uma leitura que incita o leitor, desde as primeiras páginas, a navegar em seus cordões feitos de versos, até esbarrar com a liberdade embaraçada de toda caminhada.

9 comentários

  1. Oii tudo bem? Eu não sei porque mas eu amo livros que envolvam arte de alguma forma. Apesar das poucas páginas o enredo pareceu maravilhoso. Espero ter a oportunidade de ler um dia.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou embasbacada. Primeiro porque Carolina é o nome da minha irmã (ela também está no Pretenses) e porque amo histórias que envolvem cartas e ballet. Vou dar uma passadinha na Amazon e conferir essa história que por ser curtinha me anima demais a ler (estou num momento pra histórias assim) Obrigada pela dica ♥ ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  3. É uma história curtinha, perfeita pra uma tarde mesmo :D
    Adorei a dica, achei o autor tão novinho e acho isso incrível! Como tem talentos por esse nosso Brasil!
    Lerei assim que tiver oportunidade!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu adoro quando os autores fazem isso, solidificam algo intangível para que pareça mais palpável e só por isso, já imagino a intensidade da história. Me interessei muito mais por se tratar de um conto, pq esse ano comecei a dar mais chances a contos e estou muito feliz por isso. Adorei a sua resenha, você conseguiu passar bem o sentimento sobre o livro, fiquei com muita vontade de ler :) beijos
    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, que fofura de foto, parece ser uma história linda, que pena que é curtinha, mas adoro livros curtos. Esse livro me fez lembrar da minha prima bailarina. Adorei a dica dos dois livros, o de poema parece ser ótimo. bjocas e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Oii, que obra interessante. Amo quando os protagonistas tem paixão em algo que envolva arte ou música, ainda mais quando o tratam como uma amiga confidente.. achei de uma originalidade incrível.
    Super leria, parece um leitura deliciosa.
    Adorei a resenha!! beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? Acho muito lindo levar nossas paixões como amigos íntimos. Adorei a sinopse do livro e é muito bom saber que ele deixa um gostinho de quero mais.

    Parabéns, beijos!
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Adorei o fato de ela ser apaixonada por dança, livros assim me convencem mais, além de me fazerem criar um vínculo maior pois associo ou a alguém ou a algo que gosto muito, no caso da dança, associo à minha melhor amiga e a uma parte de mim que adora dançar.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  9. Amei sua recomendação, depois de ler As vantagens de ser Invisível me apaixonei pelo gênero! Com certeza é uma dica que irei anotar para ler mais a frente!
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Topo