Resenha - É inverno, de Cecília Mouta



Autora:  Cecília Mouta
Editora: Chiado
Ano: 2017
Número de páginas: 346
Links para compra do livro: 
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.
     Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.

“A verdade era que não importa se vivemos oito ou oitenta anos. A vida sempre será curta, porque sempre haverá sonhos a serem realizados, e não teremos tempo para eles.”

Resenha: Sabe aquele livro que te faz ter diversas sensações e sentimentos? “É inverno” da autora Cecília Mouta é exatamente esse livro.  
            Iniciei a leitura com uma expectativa muito grande para com esse livro e a história não me decepcionou. Confesso que no meio do livro fiquei bem perdida com determinado acontecimento, mas no decorrer das páginas tudo foi explicado e nenhum ponto da história ficou solto.
            Izabel ou simplesmente Izzy, é uma menina de oito anos prestes a comemorar seu nono aniversário, que mora com seus pais e é apaixonada pelo inverno e pela neve. Todos os dias na escola são passados ao lado de seus melhores amigos, Lil, Mat e Sam. O quarteto é inseparável e se divertem bastante juntos.
            Lílian, a Lil, tem uma característica peculiar, às vezes ela tem pesadelos e quando os tem algo ruim acontece. Em uma manhã que poderia ser normal Izzy chega à escola e percebe que sua amiga está diferente e a mesma revela que um sonho ruim é o motivo de sua tristeza e preocupação. Algo péssimo acontece na vida real e os quatro amigos são afetados de forma muito significativa por esse acontecimento. A partir daqui se eu revelar muita coisa vai acabar sendo spoiler, mas posso dizer que após o ocorrido acontece uma evolução muito grande na vida dos personagens e que muda completamente o destino deles, especialmente de Izabel.

“- Fico feliz que esteja crescendo e amadurecendo, Izzy.- Às vezes não temos escolhas, mãe – voltei a olhar pela janela. – Eu não gostaria de crescer, mas a vida não nos dá essa opção.”

            O livro é narrado em primeira pessoa pela Izzy, gostei disso porque o leitor pode entender tudo que ela está passando e sentindo. No início da história em alguns trechos descritos pela protagonista eu não conseguia imaginar ela com apenas oito anos, parecia um pouco mais madura, mas acho que a autora conseguiu desenvolver bem isso. É possível perceber na Izzy aquela fase em que a criança ainda faz alguns questionamentos “infantis”, mas ao mesmo tempo consegue entender assuntos mais complicados, mais “adultos” e tem uma sensibilidade muito grande.

“Não é porque crescemos que devíamos apagar os significados da nossa infância. Afinal, a infância era a parte da vida onde éramos mais inteiros.”

            Já comentei em outras resenhas como eu gosto quando o autor cita outro autor, livros ou músicas e a Cecília Mouta fez isso citando trechos da música “Fix you”, uma música linda e marcante da banda Coldplay.

“Lights Will guide you home and ignite your bones and i Will try to fix you
Luzes vão te guiar para casa e incendiar seus ossos e eu vou                                          tentar consertar você.”  
Escrever sobre “É inverno” é escrever sobre sensações porque como eu citei no início da resenha essa foi uma das coisas que o livro me proporcionou. Em um trecho da história os amigos estão na escola e uma tempestade se aproxima. Relâmpagos brilham no céu e todas as crianças são orientadas a permanecerem dentro da sala. Lá fora já parece noite por conta da chuva torrencial e isso deixa todos assustados, mais especialmente Lil que estava muito nervosa. Lendo esse trecho retornei ao ano de 2007, no ensino fundamental, quando um fato exatamente igual aconteceu comigo. Pareceu tudo real novamente, olhar pela janela da sala de aula e ver o céu escuro como noite e a professora pedindo para todos se acalmarem que logo a tempestade iria passar. Esse misto de sensações e lembranças foi o que mais me agradou e marcou.

“[...] mesmo triste nunca deixe de se encantar pelas coisas simples que sempre lhe encantaram antes.”

            “É inverno” tem frases lindas e marcantes. Amizade, família, a importância de aproveitar cada minuto da vida e valorizar as pessoas que estão ao nosso redor são temas muito bem retratados no decorrer da história e o final passa uma mensagem muito bonita. Mais um livro nacional que entrou pra minha lista de favoritos nesse ano

“As pessoas viviam se perdendo no futuro ou no passado e acabavam deixando a possibilidade de viver o tempo presente.”


            Conheça um pouco sobre a autora:



Cecília Mouta nasceu no interior do Estado do Rio de Janeiro, em 1993. É graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - Rio). Além de romances, ela também se dedica a escrever roteiros, poesias e a fazer composições. Apaixonada pela música, ela toca violão e estuda piano. É a autora de "O Colecionador de Borboletas", publicado pela Novo Século em 2012.

11 comentários

  1. Que resenha linda, Ariela!! Fico feliz de ter proporcionado a você boas lembranças durante a leitura! Obrigada pelo carinho!! ❤️❄️

    ResponderExcluir
  2. Que resenha fofa! Realmente o livro tem essa capacidade de provocar no leitor diversas sensações. A história pueril no início do livro nem de longe prepara o leitor para as surpresas que surgem no desenrolar da narrativa. Parabéns pela linda resenha! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofo. Sua resenha me deixou com uma baita vontade de ler ele. Os temas abordados pela autora são fortes coisa que realmente gosto em livros para deixa-los mais "apetitivos".
    Amei.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Livro malaviloso❤😻 me encantei só com a resenha. Lembrei agr que eu tive um sonho parecido com esse fato que você presenciou, ficava tudo escuro e chovia muito mas do nada a terra se abria no meio acho que foi por causa daquele filme "2012" kkkkk ... Amei , parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Apaixonada por essa capa. A primeira resenha que li sobre esse livro já me despertou vontade de ler e a sua só aumentou ainda mais a minha vontade kkk. Adoro livros que se passam na escola , com melhores amigos e tal. E super me identifiquei porque eu também gosto de inverno, a dica já está anotada, bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Este livro está sendo bem falado ultimamente e por isso achei maravilhoso ler sua resenha e conhecer pelo ponto de vista de um leitor sobre a peça e autor. Achei a sinopse e toda a proposta do livro bastante atrativa, a capa está linda...aumentou minha vontade de querer comprar o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oii... tudo bem? Já tinha lido uma resenha desse livro e fiquei super curiosa. Adoro quando o livro é narrado por crianças, e trás a sensibilidade delas , sem falar esse cenário de colégio, e o fato de lizy ter sonhos que podem afetar a vida de seus amigos, tenho certeza que deve ser uma aventura repleta de surpresas.
    Adorei sua resenha aumentou ainda mais minha vontade de ler! Beeijs <3

    ResponderExcluir
  8. Oie, meu deus esse livro parece muito lindo, cheio de sentimentos e criatividae, amei a resenha achei muito bem escrita e fofa

    ResponderExcluir
  9. Olá, já vi várias resenhas sobre esse livro e ele me parece muito fofo e leve.
    Quero lê-lo e sua resenha aumentou ainda mais esse vontade.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Esse livro está sendo uma das minhas leituras atuais e estou completamente apaixonada pelo universo criado pela autora! Sua resenha está incrível! As fotos estão fofinhas e leve! Amei o blog também 😍❤ Beijos 😘

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito quando a história é contada por crianças. O elemento fantástico ligado aos sonhos me fez ficar muito curiosa sobre o que aconteceu. Acredito que o título tenha um porque não só pelo fato da personagem gostar de neve. É muito forte quando associamos a história com memórias próprias , o livro nos marca Ainda mais né. Parabéns pela parceria! Temos que valorizar nossos autores nacionais.

    ResponderExcluir

Topo