Resenha - Meu nome é Albert!


Autor: Ronaldo Viana S.
Editora: Ágape
Ano: 2017
Número de páginas: 256
Nota: ⭐⭐⭐
Resenhista: Kaah Mayer
  
Sinopse: Pessoas são diferentes. Pessoas são únicas. Pessoas têm nome e, neste livro, o nome Albert poderia ser substituído por John, Dimitri, Sarah, Giulia, poderia até ser Kurt ou qualquer outro. Poderia ser o seu, poderia ser o meu. Lendo este livro, é possível que você ria com Albert, que chore com ele. E é bem possível que você o ame. Talvez você se veja nesse garoto e queira entrar nas páginas desta obra e defendê-lo - ou defender-se - de seus agressores. Meu nome é Albert! é uma obra baseada em fatos reais. Nela o autor reviveu a própria história e a de milhares de pessoas ao redor do mundo, talvez até a sua. Uma história que é vivida por muitos, mas que não deveria pertencer a ninguém.

  Resenha: "Perfeição". Ninguém é perfeito... todos sabemos disso, porém, não falo do tipo de perfeição que está pensando, falo, na verdade, do que realmente consideramos imperfeito: o ser humano. Imagine só, você com apenas três dedos na mão, três dedos anões, agora, volte 43 anos atrás, no ano de 1974, em uma cidadezinha na Alemanha, onde o preconceito era comum, esta é a história de Albert, um garoto de apenas um único amigo que ninguém conhece, além de sofrer bullying, Albert recebe agressões físicas por conta do seu problema e por ser um garoto muito esperto para seus onze anos. Albert sempre foi muito calmo, mas nem tudo são rosas na vida dele e ele acaba questionando a Deus sobre o porque tê-lo feito diferente dos outros. Apesar de todo o sofrimento Albert não revela quem é seu amigo.
     O livro foi interessante, minha primeira experiência com livros deste gênero e foi divertido poder começar com esse livro. "Meu nome é Albert!" trás a tona a vida naquela época, me deixou imaginando como tudo era e foi um livro divertido e intenso, porém a construção psicológica dos personagens é muito parecida, muitas vezes eles pareciam a mesma pessoa, porém eu pude me perder em diversas linhas deste livro, o que nas voltas e reviravoltas o deixou melhor.

14 comentários

  1. Hey, gostei da sua resenha eu tenho esse livro e vou começar a ler ele. Espero gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro, gostei bastante. Parabéns pela resenha. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
  3. Kaah, achei a foto linda e criativa. O livro é baseado em fatos reais. Assim como Albert eu tenho uma marca na perna esquerda até hoje. Isso aconteceu quando eu tinha mais ou menos a idade do dele. Sim, é um pouco da minha história. O livro foi construído com base em duas histórias reais: a do autor (que é professor) e de uma aluna que ele tinha (essa tinha uma deformidade nas mãos). Parabéns pela resenha. São vocês - parceiros - que fazem o Albert ser conhecido. Com todo carinho, obrigado! Ronaldo Viana S.

    ResponderExcluir
  4. Achei esse livro interessante e também parece ser muitíssimo bem construído. Uma história que aparenta ser de superação também. Sobre ser único.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Eu achei a trama do livro muito interessante, por ser uma pessoa com deficiência física eu consigo imaginar como deveria ser estar na pele do Albert, e toda a parte do bullying.. Parabéns pela resenha!
    Beijos
    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  6. tenho certeza que é uma linda história, bem emocionante. Principalmente por ser real. É uma leitura recomendada a todos mesmo!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adoro histórias que nos envolvem e a sinopse é bastante cativante. Amo livros com fatos reais e que nos mostram uma dura realidade, pois geralmente também vêm com muitas lições e nos ensinam muito. Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Nossa, que temática mais legal e bonita. Gosto muito quando os autores pegam assuntos tão sérios, como o bullying, e transformam em um livro lindo cheio de lições. Não tinha escutado sobre Meu nome é Albert! antes, mas agora fiquei muito interessada graças a sua resenha.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O tema do livro me lembrou Extraordinário, é sempre interessante trazer essa temática da intolerância com o diferente, e entender que somos iguais com rodas as nossas diferenças. Pelo que você escreveu apesar de um tema forte, ele também tem sua dose de humor. Fiquei curiosa e interessada na leitura.
    Danuzaeoslivros

    ResponderExcluir
  10. Acho que quero ler só pra saber desse tal amigo.

    ResponderExcluir
  11. Oii, gostei tanto da proposta do livro. Achei que sem dúvidas deve ser uma daquelas leituras que cativa e emociona e tráz inumeras reflexões , e que em e determinados momentos da vontade de segurar o protagonista no colo. A maneira como citou , me deixou bem curiosa para ler, adorei a postagem..Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Estou para ler esse livro e estou bem ansiosa, até.
    Acho a premissa desse livro muito interessante e sua resenha está ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece ser uma leitura bem emocionante, quando se trata de bullying, é um assunto que me interessa, já quero ler. dica bem anotada, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, parece ser um livro muito triste, mas eu gostei do enredo.
    Beijos

    Amor Literário

    ResponderExcluir

Topo