Resenha - O novelo do verbo, de Diego Guerra



Autor: Diego Guerra
Ano: 2017
Número de páginas: 140
Para comprar entre em contato com o autor:
 diego-guerra95@hotmail.com
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: A obra poética “O novelo do verbo” é o resultado de uma escrita cotidiana, do viver poetar, dia após dia. Neste livro, Guerra recolhe seus primeiros poemas e apresenta-nos de modo muito agradável um novelo, conflituoso, emaranhado, não de fios, mas de palavras, versos e estrofes, que ganham vida quando são acompanhadas por você, leitor.
Esta coletânea fragmentada em capítulos proporciona uma leitura convidativa para olharmos peculiarmente ao nosso redor. Guerra leva-nos nesse novelo aos principais temas que sempre motivaram a poesia, o amor, a saudade, a natureza, contudo, impulsiona-nos, também, a um universo próximo e ao mesmo tempo invisível aos viciados olhos dos homens.
Ler O novelo do verbo é deixar-se abraçar por uma leitura que incita o leitor, desde as primeiras páginas, a navegar em seus cordões feitos de versos, até esbarrar com a liberdade embaraçada de toda caminhada.

“O maior prazer do escritor é levar o leitor a um mundo único e novo. Levá-lo a vidas nunca antes vividas e a sonhos nunca antes desbravados.”

Resenha: Poesia é um conteúdo criado com o intuito de emocionar o leitor ou ouvinte. Poesias são feitas de sentimentos. Sentimentos do autor enquanto as escreve e também do leitor no momento em lê. Diego Guerra entrega esses sentimentos ao leitor em forma de um livro, “O novelo do verbo” é conjunto de palavras, frases e estrofes feito para emocionar, sensibilizar o leitor.
            Com uma escrita simples Guerra consegue nos cativar desde a nota introdutória, onde procura deixar seu leitor à vontade para descobrir o livro. Não é necessário ler as poesias em uma rigorosa ordem então ele nos convida a saltar páginas, ler o livro da última para a primeira folha além de fazer anotações no livro, enfim, interagir com a história. Isso foi uma coisa que me agradou muito nesse livro, em alguns textos faltam letras ou há um espaço onde você pode preencher com a palavra que mais lhe agradar. Essa possibilidade de brincar com as poesias é super interessante e garante pontos extras ao autor pela criatividade.
            “O novelo do verbo” não trata somente de um assunto, são diversos temas
abordados nas poesias. Diego escreve sobre o amor, mas também faz críticas sociais e professa sua fé de forma sutil e bonita. Há poemas onde fala de namoro, por exemplo, “Receita de Namorados” e outros em que trata das pessoas que sofrem atualmente em nosso país, que é o caso de “Traços da pele vivida”.

“Hoje o sol raia para dias escuros. Ridicularizam a boa educação, de família. Esquecem que o crescimento é parte dos nossos passos. Veneram o valor de cédulas, ignoram as células do corpo que vive, que anda, que sente.”

         
   Particularmente eu gosto de poesias justamente pelo fato de mexer com nossos sentimentos, com nossa imaginação. Gosto de tentar interpretar os textos e imaginar o que o autor estava sentindo e o que o motivou a escrever aquelas palavras. Gosto de me sentir teletransportada para um bosque, para uma festa, para uma cidade distante apenas imaginando as paisagens descritas nessas poesias.
            Experimente desenrolar esse novelo, não de linhas, mas de palavras, frases e até mesmo sentimentos e emoções descritos nesse livro tão lindo.




“Busque por novos sorrisos em seus olhares”

20 comentários

  1. Oii. Eu acho que já tinha visto esse livro no insta mas sei que não sabia nada sobre ele. Gostei desse desenrolar do novelo e da interação com o leitor: só torna o livro mais atrativo. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, obrigado. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  2. Oi Ari! Que resenha mais linda <3 O que mais gosto em poesias é o fato delas serem absolutamente profundas, mas toca cada um que lê de forma diferente. Confesso que esse ano li apenas 1 livro de poesia, mas quero corrigir isso em breve, porque adoro. E com certeza vou pensar Em Novelo do Verbo, pq você me deixou com bastante vontade de ler ele. Adorei os versos, principalmente o último. Beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, obrigado. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  3. Amei a dica, vou adicionar na minha TBR em breve porque estou lendo um livro de poesia por mês! Estou me descobrindo encantada com a qualidade dos textos e com a capacidade do poeta dizer tanto em poucas palavras.. Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  4. Oieee,
    Já tinha lido sobre esse livro e tinha me interessado. Sua resenha só pontuou que eu realmente preciso ler esse livro. Amo poesias, justamente por me fazer pensar no que realmente o texto está falando... amei sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amor pelos livros, obrigado. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  5. Oii tudo bem?? Adoro poemas, e a maneira como os autores conseguem colocar inúmeros sentimentos neles. Sem dúvidas falar sobre amor e fazer críticas sociais é algo maravilhoso, permitir com que o leitor sinta um pouco do que se passa no coração do autor.
    Amei a dica
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardim literário, obrigado. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  6. Gostei da ideia de poder interagir com um livro de poesia. Amo ler poesias, passam tantos sentimentos e emoções, mesmo com poucos versos são capazes de emocionar alguém.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clube do farol, obrigado. Aproveite para comprar o livro no site da editora: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7 ! :)

      Excluir
  7. Adorei sua resenha, Ariela. Eu gosto muito de poesia. Esse livro me parece ser muito bom e muito intenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, compre o seu em: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu também gosto muito de poemas, e admiro quem tem talento para escreve-los. Adorei a resenha.


    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline, tudo bem? Compre o seu exemplar em: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7

      Excluir
  9. Oie
    Confesso que alguns anos atrás, eu não gostava tanto de poesia mas hoje em dia estou gostando muito mais do que imaginei gostar, então esse livro me parece ser bem interessante. Já adicionei na wishlist. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paixões literárias, vamos experimentar essa leitura?
      Compre o livro em: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7

      Excluir
  10. Esse ano eu consegui ler mais poesias e fiquei bem feliz!
    É um gênero lindo e que dificilmente decepciona!
    Adorei a indicação :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que tal ler o meu também! Ficarei muito feliz, compre no link: http://www.editorafragmentos.com.br/pd-4cb029-o-novelo-do-verbo.html?ct=&p=1&s=7

      Excluir

Topo