Resenha - Lembranças de uma vida sonhadora de Rafael Martins



Ano: 2012
Número de páginas: 152
Nota: 5

Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: Esta obra conta a vida do jovem Nick, ex- religioso franciscano, hoje adulto e pai de dois filhos. Um homem que respira os sonhos que a vida lhe proporciona, ao mesmo tempo em que aprende com os erros e tropeços do caminho. Com sua história extremamente aventureira, porém responsável, Nick nos leva a pensar o verdadeiro valor de nossa passagem por este mundo. Não puramente como se diz: amar ao próximo... Vai muito, além disso! É amar e cuidar, como se no minuto seguinte nada mais existisse. Difícil? Sim, mas possível! Até o momento em que algo acontece em sua vida, que o leva a pensar que seus ideais são absurdos e incompatíveis com a realidade. Nick viveu tudo isso e relata de uma forma muito simples, através de Lembranças de uma Vida Sonhadora.

“[...] foi por Deus e somente por Ele que pude chegar até aqui e poder ajudar tantas pessoas, porque por mim mesmo eu já teria desistido.”

Resenha: Nickolas quando criança tinha um sonho: ter seu nome em um livro. Rafael Martins consegue tornar real esse sonho de seu grande amigo. “Lembranças de uma vida sonhadora” foi escrito a partir das lembranças de Nick, narradas por ele ou retiradas de seu diário pessoal. Esse livro conta sua trajetória de vida, com todas as dificuldades, mudanças e realizações.
            Esse sonho de Nickolas foi inspirado por seu avô Wilson, um homem sorridente, cheio de sonhos e muito inteligente. Os dois tinham uma relação muito próxima e Wilson foi o primeiro professor de Nick, que buscou ensiná-lo a ler e a escrever desde muito cedo. Assim surgiu sua paixão pela escrita e essa paixão o acompanhou e o ajudou em sua trajetória.

“Querido, escuta o que o vô diz. Sempre brinque com os carrinhos, com as bolinhas de gude e empine pipa. Mas nunca se esqueça de colorir e de escrever.”

            Nickolas apesar da pouca idade consegue desenvolver bem a escrita e com nove anos já escreve diversos poemas. Seu amadurecimento acontece de forma rápida por conta das amizades com pessoas mais velhas, por um lado isso foi bom, mas por outro ele acabou conhecendo um universo um pouco anormal para meninos da sua idade.
            Após sofrer uma grande perda Nick vê sua vida tomando rumos antes nunca imaginados por conta das escolhas que faz. Ele se distancia da escola e dos próprios pais, começa a jogar futebol e lá com algumas amizades descobre o álcool, o cigarro, o sexo e mais tarde as drogas, ele não se torna um usuário, mas as vende. Essas escolhas endurecem seu coração impedindo-o de acreditar na bondade e em Deus, porém, depois de passar por um momento de muito sofrimento Nickolas percebe que continuar insistindo nos erros não o levará a lugar algum e decide mudar de vida. A partir disso as coisas começam a melhorar, mas muitas provações, incertezas e ensinamentos ocorrem no decorrer dos anos.
            Um trecho narrado no livro que muito me chamou a atenção foi quando Nick após algum tempo precisa voltar a uma favela onde antes vendia drogas e é abordado por um traficante empunhando uma arma, ele percebe que isso pode acabar mal e acaba evangelizando o jovem, falando sobre Deus e o incentivando a mudar de vida. Nick dizia que não conhecia e não acreditava em Deus, mas conseguiu tocar o coração daquele jovem, que acaba descobrindo se chamar Gustavo e isso muda a vida de ambos de forma radical.

“Tenho um lado ateísta, não nego... Mas eu também me conheço a ponto de acreditar que se Ele me mostrar o quanto eu estou errado, ficarei feliz de ter estas muitas respostas que busco.”

            Este livro traz grandes ensinamentos e reflexões. Em determinada parte precisei ler e reler algumas vezes, pois me emocionei muito com o fato que estava sendo descrito. É uma história de superação e serve para abrir nossos olhos a nos fazer refletir a respeito das nossas atitudes.

“Quantas vezes eu não peguei no sono como um Anjo no meu quarto, com a minha coberta me protegendo do frio, enquanto reclamava da vida? Eu me senti um nada neste momento de reflexão.”

            “Lembranças de uma vida sonhadora” veio em um momento oportuno da minha vida, onde passo por questionamentos e indecisões e o sentimento que tive ao terminar de ler foi de paz e a certeza de que devo continuar lutando.
            Não esquecerei tão facilmente esse livro, em primeiro lugar pela grande lição de vida, em segundo por conta dos bons sentimentos que a história me trouxe.

“Meu objetivo foi em simples palavras dizer que os sonhos existem para serem realizados e que as indecisões da vida sempre existirão. Mas se não dermos o primeiro passo, e nos lançarmos, nunca saberemos se eles darão certo ou não. Por este motivo, eu sou errante por demais, mas realizado em todos os acontecimentos que a vida me proporcionou... Tenha coragem você também e se lance! E quanto a mim? Continuarei a escrever minha história, pois aprendemos com todos os bons e maus momentos da vida.”
Nick Martins



O segundo livro do autor Rafael Martins será lançado nacionalmente no dia seis de agosto. 

Créditos da imagem: Alexandre Neves Fotografia
           
 Confira a sinopse:

     “Meu anjo tem um nome” narra à história de seis crianças vivendo em um orfanato cristão. Todos eles vivenciam experiências sobrenaturais com os seus amigos e a partir disso, buscam colocá-las em prática, ao mesmo tempo que aprendem que o crescimento é inevitável. A luta de todos será vivenciar os ensinamentos adquiridos de que nunca estarão sós, seja com a presença da figura divina, seja na figura de um amigo.
     Este livro nos leva a refletir sobre a existência visível de nosso anjo de guarda, ajudando-nos a valorizar em nossas vidas o fato de termos um protetor e reconhecer que, em vários momentos, eles estão ao nosso lado de uma maneira muito simples!

Créditos da imagem: Jammal Agência Criativa



Créditos da imagem: Produtores do autor



41 comentários

  1. Literatura nacional surpreendendo a cada leitura! Muito bom!!! Bjoooo

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é ótimo! Precisamos valorizar os autores nacionais 👏🏻👏🏻😘😘

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha, muito boa. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Que lindo! Histórias de superação sempre emocionam e trazem muitas reflexões.
    Esse eu ainda não conhecia e por ser de uma autor nacional achei melhor ainda. Também gostei muito dos quotes escolhidos!
    Excelente resenha!

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fê!!
      Que bom que você gostou da resenha, esse livro é muito bom, super recomendo 😊 Que lindo seu blog, já estou seguindo 😍😍 bjs 😘😘

      Excluir
  4. Oooolha, me interessei. Gosto desses livros que trazem a temática superação, recomeço, mudanças benéficas. Vou dar um olho no trabalho do autor.

    Ótima resenha. Parabéns. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leia sim, os sentimentos bons que esse livro me trouxe são até difíceis de descrever. Bjs 😘

      Excluir
  5. Eu fico super contente quando me deparo com uma obra nacional que de fato é interessante.
    Adorei a resenha.
    Beijokas

    www.quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!!
      Tem surgido muitos autores nacionais ótimos, Rafael Martins é um deles.
      Amei a Tag Skoob que você fez no seu blog, quero fazer também 😍😍

      Excluir
  6. Ei Ari.
    Nossa, acho que tô precisando de ler um livro desses pra levantar meu astral, que tá tenso.
    Parece ser um livro bem sensível e cheios de ensinamentos.
    Gostei bastante da capa também.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, leia sim! Também estou passando por momentos complicados e esse livro me ajudou muito. Bjs 😘😘

      Excluir
  7. Puxa que história! emoção a flor da pele né? Eu descobri os nacionais esse ano, antes só lia os clássicos como Machado, mas temos tantos escritores incríveis né? Olha esse enredo, um misto de problemas sociais do nosso país e mostrando que pode ter um desfecho bom! Adorei!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou tendo o prazer de conhecer diversos livros nacionais muito bons também. Bjs 😘

      Excluir
  8. Ola, tudo bom? :)
    Parece ser uma história bem emocionante e cheia de mensagens reflexivas, hein! Nossa, adorei o fato de abordar vários temas importantes. gostei da resenha, parabéns!
    Beijos,Yasmim.
    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já ouvi falar desse livro há um bom tempo, sempre adorei essa capa e achei a premissa muito importante, adoro textos que possuam conteúdo reflexivo.Ainda não o li, mas anotarei a dica.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Carol, depois me conta o que achou, bjsss 😘

      Excluir
  10. Que sensibilidade! Eu enquanto leitora me sinto muito grata e feliz qu ando encontramos nos livros, as vezes, uma realidade de personagens que ama esse universo e tudo o que envolve eles.

    www.livroseoutrostrecos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, obrigada pela visita aqui no blog. Já estou seguindo seu blog e ig e participando do sorteio 😘😘

      Excluir
  11. Olá, ele começou a escrever com 9 anos!!! Adoro poemas esse livro parece ter uma leitura muito boa.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ariela, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, amo livros que nos faz refletir a cerca da vida e tantas outras questões. A história de Nick é uma superação. Achei linda a atitude do Rafael ao fazer essa homenagem ao amigo.

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, estou ótima e você?
      Realmente esse livro é incrível e a atitude do Rafael foi linda. Bjs 😘

      Excluir
  13. Ei! Tudo bem?

    Que livro lindo! Fico muito feliz em saber que é de um autor nacional e como a literatura brasileira anda incrível! Achei a temática super interessante e emocionante, amaria ler e conhecer melhor a obra e, consequentemente, o autor. O quote "Tenho um lado ateísta, não nego... Mas eu também me conheço a ponto de acreditar que se Ele me mostrar o quanto eu estou errado, ficarei feliz de ter estas muitas respostas que busco." super me representa e eu fico apaixonada quando acho uma parte do livro que eu me sinto ali. Amei sua resenha, ela está tão clara que fez com que esse livro se tornasse mais interessante do que já é :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília, estou ótima e você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, bjsss 😘

      Excluir
  14. Histórias de superação são sempre.lindas, mas não consigo gostar muito, prefiro algo mais fantasioso, porém em ser literatura brasileira me chamou atenção pois tomei um grande amor por essa literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emily, eu gosto dos dois tipos, ficção e histórias reais. Tenho tido oportunidade de conhecer muitos livros nacionais ótimos. Bjs 😘

      Excluir
  15. Achei o enredo da história bem interessante e não tinha visto ainda uma história neste estilo por isso me chamou bastante atenção...


    Marcelo Henrique - Leitores do Futuro
    (https://leitoresdofuturo1.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, esse livro é incrível, se tiver oportunidade leia, traz muito aprendizado, bjs 😘

      Excluir
  16. Fiquei bastante interessada no enredo, parece ser daqueles livros que nos ensinam muito.
    Parabéns pela sua resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, esse livro nos faz refletir muito. Obrigada pela visita ao blog, bjs 😘😘

      Excluir
  17. Eu acho super bacana conhecer obras de autores nacionais, isso propaga ainda mais a nossa cultura. Gostei bastante da premissa desse livro, pois a história faz você refletir sobre a vida, e isso me encanta. Sua indicação é muito boa, vou procurar conhecer mais sobre essa obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou da indicação, leia sim, esse livro é mesmo ótimo! Bjs 😘

      Excluir

Topo