Resenha - Apenas Respire, de Rossana Cantarelli Almeida



Autora: Rossana Cantarelli Almeida
Editora: Multifoco
Ano: 2016
Número de páginas: 346
Onde comprar: Ebook Livro físico
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira


Sinopse: Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento.
Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessora Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio.
A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado.
Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce.
Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente.

“Só não se esqueça de se divertir também. A vida é só uma e passa muito rápido.”

Resenha: Participei de um booktour feito pela Rossana e fui a terceira a receber “Apenas Respire”. Antes de iniciar a leitura já havia ouvido comentários sobre o livro bem extremados, então não sabia o que esperar, deixei que a história me surpreendesse e foi exatamente isso que aconteceu, fui encantada por esse livro.
           

       A protagonista é Isabela Machado Alencar, tem trinta e um anos, é professora universitária e doutoranda em música. Isabela é formada em duas faculdades, Direito e Música. A primeira faculdade foi um pedido de seus pais que diziam que ela não conseguiria se sustentar somente com a música. Isabela exerceu a profissão de advogada por alguns anos, mas após acontecimentos difíceis em sua vida mudou de profissão e se dedicou somente a dar aulas e produzir bandas e cantores (as).
            O livro começa com Isa recebendo um e-mail confirmando que ela será aceita para fazer sua tese de doutorado com a “Dawn Sunless” sua banda preferida desde a infância. Ela terá três meses em Nova Iorque para trabalhar no estúdio de gravações da Dawn Sunless e investigar as mudanças que poderiam ocorrer na sonoridade da banda com a troca recente do baterista, além de poder ficar bem perto de seu maior ídolo, o guitarrista Luc Bellucce. Ela só não imagina que essa aproximação poderá mudar de forma bastante radical sua vida.

“Os sentimentos mais verdadeiros não são descritos por palavras, mas pelo olhar.”

            Isabela é uma mulher forte e determinada, durante o livro percebemos algumas mudanças na forma como ela resolve as situações da sua vida. Em alguns momentos minha vontade era de poder entrar na história para dar um abraço nela, em outros senti vontade de segurá-la pelos ombros dar uma bela chacoalhada e dizer “não acredito que você vai fazer isso” kkk. Para quem gosta de fortes emoções durante a leitura “Apenas Respire” é perfeito.
            Todos os personagens secundários são muito bem construídos. Gostei especialmente de dois, o Frederico, melhor amigo de Isabela e de um personagem chamado Jean que o leitor conhece no decorrer da história e não posso contar qual o papel dele, pois seria spoiler. A Isabela, Frederico e Mila são amigos e confidentes inseparáveis, sempre dizem a verdade um ao outro e gostei muito dos comentários do Fred, ele é super divertido.
            A música é um tema presente em todo o livro, são citados trechos e títulos de diversas canções, tanto do rock nacional quanto internacional. A Isabela toca guitarra e é seu instrumento preferido. Sempre gostei de guitarra e a leitura me fez sentir vontade de aprender a tocar.
            “Apenas Respire” é um livro muito bem escrito. Com doses de romance, episódios que nos fazem rir e outros que nos dão vontade de chorar, consegue cativar o leitor e nos fazer “devorar” as páginas a fim de descobrir o final que, aliás, foi surpreendente! Mais um livro nacional ótimo que vale a pena conhecer.

“Na real, ninguém tem domínio sobre a vida. Somos jogados nesse mundo como se fosse uma arena. Os problemas vêm e ficamos digladiando com eles até um vencer. E eles nos vencem muitas vezes. Quando isso acontece, só temos uma opção: sacudir a poeira e partir para a próxima batalha.”

10 comentários

  1. Adorei, Ariela!
    Resenha sucinta, sem spoiler, e senti emoção.
    Muito obrigada por ter participado do book tour.
    Apenas Me Ame está chegando com tudo!!!
    Beijos
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Ola Ariela. Não é a primeira vez que vejo resenhas desse livro e com certeza não vai ser a ultima. Gostei da premissa dele. Parece-me muito hem escrito e isso me chama atenção. Apesar de não ser chorona acho que ele poderia me fazer sim derramar lágrimas. Sem contar que envolve música, e eu "respiro" música. Amei muito sua resenha.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi Ari! Eu tinha conhecimento sobre esse livro, mas não sabia que era nacional. Ultimamente venho conseguindo fazer muito disso também, ignorar a opinião dos outros sobre determinado livro, a ponto de não deixarem me influenciar na hora da leitura, e isso não é fácil, parabéns por conseguir. Agora sobre o livro, eu amo quando as histórias envolvem música, dá um tom mais sensível e ao mesmo tempo intenso, né? Adorei a resenha e a indicação, quero ler com certeza.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Book tour é super legal né!!
    Estou com esse livro no kindle e mal posso esperar pra ser a vez dele, acho que vou gostar muito! Romance e música são a combinação perfeita!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, ficou ótima. Acredito que tenha conseguido seu intuito com ela, porque eu com certeza estou curiosa para ler esse livro! Já compraria só pela capa kkkkkkkkkk.
    Amei a Dica.

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é tão linda, aiai, rs. Eu tenho vontade de ler "Apenas Respire" em um futuro próximo, só não li ainda, porque soube que ele tem sequência :'(. Mas gostei de saber que envolve música. Amo livros assim, porque é uma mistura de duas paixões: leitura e música (melhor ainda por ser rock). Nunca participei de um book tour, mas parece ser uma boa experiência :).
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu não li esse livro, mas a Mari já resenhou e é apaixonadíssima por ele, com a confiança que tenho nos julgamentos dela, acredito que esse livro é bem completo e incrível em vários aspectos. Adorei sua resenha, ela conseguiu expressar isso muito bem!

    Um beijo, Carol
    blogcomv.org

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu adorei essa resenha e a premissa do livro. Vou tentar ver se consigo alguma oportunidade de lê-lo e não vou perder. Adoro livros com fortes emoções e personagens bem construídos.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi Ariela, que resenha gostosa de ler. Eu já tinha visto esse livro em alguns instagrams mas só pela capa não tinha me interessado. Fiquei curiosa e com inveja da protagonista haha , adoraria ser formada em Direito e Música , trabalhar com minha banda favorita e de quebra ainda viver uma paixão . Sonho de princesa !

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Que resenha Incrível! Quero muito ler esse livro, venho querendo lê-lo à muito tempo! Essa capa também é muito cativante! Sou apaixonada pela premissa!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir

Topo