Resenha - Poder Absoluto, de Jean Gabriel Álamo



Autor: Jean Gabriel Álamo
Editora: Independente
Ano: 2017
Número de páginas: 236
Onde comprar: Ebook
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: No ano de 2257, a humanidade alcançou a singularidade tecnológica, sendo governada pelo autointitulado Suserano, um cientista que, em nome de um ideal utópico, realizou upload de sua consciência para a Internet pouco antes de morrer.
Após uma chacina provocada por robôs policiais num albergue na Cidade 1223, a repórter Diana mergulha numa investigação com raízes nas mais profundas estruturas de poder do Governo. Para isso, ela se aliará ao seu novo namorado, Pietro; Quorra, sua irmã, que faz parte de um grupo hacktivista; Carlos, líder de um grupo revolucionário batizado de MK Ultra, que busca se manter financeiramente traficando softwares de ondas binaurais; e SME-4, um sintozoide experimental fugitivo.
Ao mesmo tempo, ela e seus aliados se verão perseguidos pelo Detetive Edson, um implacável androide que fará de tudo para proteger o Governo e a paz social.

- Por que me ajudou?- Porque não existe Salvação que não seja por meio da caridade.- Bonita filosofia. Espero ter meios para recompensar o senhor.- Se eu esperasse por recompensa ou reconhecimento, não seria caridade.

Resenha: “Poder Absoluto” é uma ficção científica escrita pelo nosso parceiro Jean Gabriel Álamo. A história se passa no futuro, ano 2257. As pessoas dividem espaço com robôs e alta tecnologia, muitas vezes sendo substituídos pelas máquinas. As cidades são identificadas por números e os cidadãos não possuem mais sobrenome, o governo autoritário prega que todas as pessoas devem viver em igualdade, portanto, ganham o mesmo salário, recebem a mesma quantidade de comida, enfim, são “todos iguais”. Esse governo se autointitula Suserano, que um dia foi Erick, um cientista que fez o upload de sua consciência para a Internet.

“O salário ao redor de todo o planeta era de mil créditos. Todas as propriedades eram estatais. Um Governo Absoluto, onipresente.

            No início do livro conhecemos Pietro, ele mora sozinho em um apartamento cheio de computadores na cidade 1223, trabalha em uma fábrica e sempre está junto de seu amigo Darcy. O amigo empresta a Pietro os óculos LIRVA, Lentes de Inclusão à Realidade Virtual e Aumentada, que possibilita a ele acesso ao “Horizon” uma realidade virtual onde somente os usuários do LIRVA-5 eram capazes de entrar. Nessa realidade ele conhece e se apaixona imediatamente por Diana, mesmo não conhecendo ela na vida real. A moça trabalha como repórter no Menestrel, jornal onde só podem ser divulgadas notícias favoráveis ao governo do Suserano. Além de seu chefe, ela é a única humana que trabalha nesse jornal, todos os outros cargos são preenchidos por andróides.
            Nessa sociedade existem alguns grupos rebeldes que vão contra os ideias do governo, um deles o MK Ultra, é liderado por Carlos, traficante de drogas que recebe informações de Diana com a finalidade de revelar as farsas do governo. Outra aliada de Carlos é Quorra, irmã caçula de Diana e mestre em hackear computadores. Após uma chacina provocada por robôs na cidade 1223, Pietro e sua namorada Diana se vêem envolvidos em uma operação do MK Ultra contra o Suserano e isso revela uma série de mentiras e corrupção envolvendo pessoas em cargos de autoridade.

- Não ensinaram isso na escola?- É óbvio que não!- Bom, não é interesse do Suserano desenvolver a inteligência de seus súditos – disse Carlos com um sorriso. – Ou seríamos todos rebeldes.”

            O livro contém diversos termos científicos que são importantes para o entendimento da história, o autor teve o cuidado de colocar notas explicativas para situar o leitor e pela forma como ele escreveu é visível que domina o assunto. A narrativa é feita em terceira pessoa, mas o interessante é que cada capítulo foca nos acontecimentos da vida de um determinado personagem então temos uma visão geral do que está acontecendo com todos.
            Depois que Pietro e Diana se envolvem realmente com o MK Ultra a vida deles passa por uma reviravolta e todos os fatos seguintes deixam o leitor preso na história ansiando por descobrir o desfecho da mesma. O final me surpreendeu e me agradou muito, posso dizer que foi épico a forma como tudo aconteceu.
            “Poder Absoluto” faz várias críticas à sociedade e serve como alerta para os leitores. Da mesma forma que temos os personagens lutando contra a opressão exercida pelo governo também há os que o defendem de forma cega e veemente, por exemplo, o agente de polícia Edson, ele é um andróide programado para não questionar o governo apesar de ver todas as coisas erradas acontecendo.

“Edson era parte desse Governo, e cabia a ele proteger a sociedade de elementos subversivos.”


            Classifiquei esse livro com cinco estrelas merecidas pela forma como a história me prendeu, me fez refletir e me proporcionou momentos de descontração, recomendo muito esse livro.
             Acompanhe o autor pelo Instagram: @jeangabrielalamo
            Conheça outros livros dele na Amazon:





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo