Resenha - Espíritos de Gelo, de Raphael Draccon



Livro: Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Ano: 2011
Número de páginas: 176
Onde comprar:  Submarino, Saraiva,
Adicione no Skoob
Resenhista: Thaís Dreveck



Sinopse:
'Espíritos de Gelo' é um livro que navega pelo tempo e investiga fenômenos mágicos. Resgata aspectos de culturas milenares ao passo que viaja pela contemporaneidade - envolvendo desde séries de TV e os mais novos roteiros de Hollywood a bandas de rock e suas histórias surpreendentes. Seus personagens vivem e revivem histórias que parecem... Verdadeiras lendas urbanas. Neste livro, nada, absolutamente nada, é previsível. Quais são os limites físicos e psicológicos de um ser humano? O que ele é capaz de suportar? Quem pretende entrar no universo de 'Espíritos de Gelo' e descobrir isso precisa se preparar para viver emoções intensas - pois quando amor, dinheiro e poder se misturam qualquer final pode ser trágico.




Resenha


Capa 2/5
A edição que li era simples, no que digo simples eu falo sobre não haver nenhum desenho, ilustração ou imagem, apenas a capa preta e a fonte rebuscada cor de sangue. Não seria uma capa que procuraria ler (podemos dizer que “não se julga um livro pela capa”, mas todos nós já fizemos isso pelo menos uma vez na vida). Vi outra edição mais bonita, com uma imagem ensanguentada de boa resolução com um contraste marcante e convidativo. Não posso esquecer-me de falar do detalhe que apenas vi com Raphael Draccon, a assinatura que marca todos os seus livros.






História 3/5
Primeiro devo dizer o quanto sou apaixonada pelos livros de Draccon, Dragões de Éter me abriram portas para literatura nacional, Cemitério de Dragões e Fios de Prata que me fazem vidrar na leitura até o fim. Quando vi mais um livro que não conhecia, decidi lê-lo. Bem não foi tudo o que eu esperava, boa parte por simplesmente não conseguir entender o que se passa neste livro. Talvez minha capacidade de interpretação não foi suficiente, mas particularmente não curti muito em comparação com todos os outros livros que já li do mesmo autor.

Neste livro, o cenário épico e fantástico que vi em seus outros livros foi transformado em um macabro e sádico. Tudo começando com um homem acordando preso a uma cadeira, sem memória, cercado por três sadomasoquistas que pretendem fazer com que ele se lembre de cada coisa que aconteceu em sua vida de uma forma agonizante, machucando, ferindo, tentando provocar um trauma para desbloquear suas lembranças, as quais vão sim aparecendo aos poucos, principalmente o porquê de aqueles homens terem o encontrado numa bacia de gelo sem um rim (não é brincadeira).

Outro motivo de estranhar tanto é a orgia louca que rola na história. Basicamente senti que era apenas sobre isso, afinal em suas memórias sombrias, o homem se relembra em uma seita onde o sexo leva à elevação espiritual. Onde o usam como uma forma de transformar-se por dentro. Em meio às suas lembranças loucas e perturbadoras, está uma mulher que mexe com seu coração e abre o caminho do conhecimento, uma gigante luta interna e a forma macabra. Tudo isso em uma escrita maravilhosa, e bem no estilo contemporâneo, que digo sobre o formato da fragmentação textual para obter ênfase. Muitas pessoas não curtem isso, mas acho muito legal. Ademais o livro é recomendado para maiores de idade que não se importem com cenas assustadoras e perversas.




Sobre o Autor


Raphael Draccon é romancista best-seller e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Foi considerado pela Revista “Isto É” como um dos dez escritores mais influentes do mercado  brasileiro. Com sua principal trilogia de fantasia “Dragões de Éter” chegou ao primeiro lugar no Brasil, quarto lugar no México e também foi publicado em Portugal. Com a marca de 500 mil exemplares vendidos, teve seu trabalho citado por Walcyr Carrasco na novela Amor à Vida e seu nome por Paulo Coelho em Frankfurt como um dos autores que move o mercado nacional. Também foi script doctor para a O2 Filmes no projeto de Fernando Meirelles com a Universal Pictures e Focus Features. Em 2015 entrou para o time de roteiristas da Rede Globo de Televisão, participando de Supermax e projetos da Globo Filmes. Atualmente vive em Los Angeles após receber um Green Card como “Aliens of Extraordinary Abilities”, onde trabalha para TV e cinema com empresas como Sony Latin America.


Um comentário

  1. Esse livro é bom e ao mesmo tempo confuso, confesso que terminei sem entender o que aconteceu. O final me deixou boiando. Talvez minha interpretação seja fraca, mas eu não entendi nada rs.

    ResponderExcluir

Topo