Resenha: Três coroas negras, de Kendare Blake



Autor: Kendare Blake
Editora: Globo Alt
Ano: 2017
Número de páginas: 304
Nota: 5/5
Resenhista: Ana Júlia

 Sinopse
Em Fennbim, a rainha governa até o momento em que dá à luz à sua trinca, três meninas, dotadas de muito poder; uma envenenadora, capaz de resistir à qualquer veneno; uma naturalista, capaz de controlar a natureza; uma elementar; capaz de controlar os elementos básicos, como fogo, tempestades etc.
Quando a rainha tem suas filhas, retira-se do poder e suas pequenas rainhas, são criadas juntas até o momento em que completam uma certa idade e são levadas para morarem e serem treinadas pela família mais poderosa que domina seu tipo de dom.

“Três rainhas sombrias
Num vale vêm ao mundo,
Pequenas doces trigêmeas
Nutrem um ódio proundo

Três irmãs sombrias
Lindas de se ver
Duas a serem devoradas
E uma Rainha por ser.” 

Resenha

Mirabella, a favorita e temida elementar, Arsinoe a subestimada naturalista e Katherine, a envenenadora de quem se espera a glória, são criadas por três tipos de famílias diferentes até que o ano da ascensão, quando completam 16 anos, inicia-se e após apresentarem suas habilidades em um evento, o Beltane, para todo país, devem matar suas irmãs, assim a sobrevivente torna-se a nova rainha.

Esse é o tipo de história, que leitores de fantasia vão adorar!

Os personagens são construídos de um jeito fascinante, há muitas tramas políticas e as rainhas, extremamente diferentes uma da outra, são apaixonantes!

A história é narrada por um narrador - observador que   em cada capítulo retrata os acontecimentos e sentimentos que acometem cada rainha, o efeito que isso provoca é o de compreensão sobre elas e dos personagens que a as rodeiam.
Percebe-se também, que há um "jogo" entre as famílias para alcançar a coroa, ou seja, a rainha e seu poder não é o fator principal para a vitória, mas, sim o poder de manipulação das famílias para fazem com que elas aparentem serem mais poderosas. Esses “jogos” ocorrem, principalmente através da manipulação, política e religiosa.

Um aspecto, que eu considero positivo, mas sei que muitos não gostam, é que a autora, simplesmente, nos" joga" no meio da história, ela não inicia o livro explicando sobre como funciona o país, sobre quem são as personagens, ou seja, explicando o universo criado, mas, vai explicando isso ao longo da livro. Eu adoro histórias assim, não suporto aqueles livros arrastados em que o autor fica 1000 anos explicando seu universo e nada de interessante acontece.  Mas, fique tranquilo, se você está preocupado que esse livro seja do tipo que você demora um tempão para entender o que está acontecendo, te afirmo que ele não é assim, bem rápido você já vai estar por dentro do que está acontecendo e super. viciado na história.

Outro aspecto positivo é que a leitura é super. rápida, devido aos pontos que falei acima:  ponto de vista das três rainhas e o fato de a autora não perder tempo explicado todo o universo.

Agora, vou falar um pouco do que não achei muito legal no livro ou que contrariou mimas expectativas

Primeiro, não é necessariamente algo negativo, só uma quebra de expectativa, eu esperava mais "sangue nos olhos" e maldade das rainhas, mas, o que me deparei foi com meninas legais e assustadas, o que condiz com a idade delas, já que é de se esperar que três adolescentes que nasceram para matar suas irmãs e governar todo um país não tenha de imediato uma grande autoconfiança.

Um ponto negativo, mas que ao longo do livro foi melhorando, é o fato das famílias terem mais influência e manipularem os acontecimentos, de forma, que poucas ações rumo ao trono partem das rainhas, ou seja, elas parecem ser o tempo todo levadas pelas atitudes de suas famílias, que, em alguns casos desejam mais a ascensão ao trono que elas.

Enfim, eu super. recomendo esse livro. É uma história realmente diferente, em um universo que nunca vi antes, não apenas uma junção de aspectos que já vimos em várias outras histórias.

Um comentário

Topo