Resenha - O gabarito, de Douglas Felipe

Editora: Independente
Ano: 2017
Número de páginas: 236
Onde comprar: O gabarito
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: 1 candidato; 5 vestibulares; 5 falhas; 1 acerto.
         O livro conta a história de Ciso, um ex-vestibulando (podemos chamar assim?) que se vê em uma situação difícil logo após a reprovação no vestibular. Pela 5ª vez. Para ver o sentido por trás de 5 vestibulares, 5 falhas e 1 acerto (e pra ver se essa conta dá certo mesmo), acompanhe Ciso, Cissa e Luigi nessa história sobre amizade, teimosia e claro: sobre a cidade.

“Às vezes me imagino dançando músicas que nunca ouvi com pessoas que não conheço. Elas estão lá, as pessoas, as músicas também, e são maravilhosas. Vejo nossos reflexos na parede espelhada e pasmo de felicidade.”

Resenha: Sabe quando você começa a ler um livro e se identifica com o protagonista? Parece que alguns pensamentos e observações dele são exatamente como você se sente? Foi exatamente isso que aconteceu comigo lendo “O gabarito”.
           
O personagem principal é o Narciso Pires, ou somente Ciso para os amigos. Seu sonho é passar na FUVEST e cursar Letras na USP, mas infelizmente esse sonho fica distante de se tornar realidade após sua quinta reprovação. Ele garante que essa foi sua última tentativa e agora precisa alterar sua rotina e encontrar um novo projeto ao qual se dedicar. Mas isso não é nada fácil, já que toda sua vida, esforços e dinheiro nos últimos tempos haviam sido destinados aos estudos e vestibulares.
            Ciso mora em São Paulo e trabalha durante as madrugadas em um hotel. Seus melhores amigos são Luigi e Cissa. Luigi está noivo e prestes a se casar e a formatura de Cissa já está chegando. Luigi é bastante engraçado, mas entre os amigos a que mais gostei foi a Cissa, ela é super animada e não mede esforços para ver um sorriso no rosto de Ciso.
            Na história nos deparamos com assuntos enfrentados por todos os jovens atualmente. As dificuldades para encontrar o primeiro emprego, as horas de estudos e dedicação se preparando para os vestibulares, o desejo de cursar aquela faculdade dos seus sonhos. Isso nos traz uma reflexão. Todos sabemos o quão importante é estudar, mas acho que tudo precisa de moderação. Na história Ciso acaba abdicando muito da sua vida a fim de estudar. Essa preocupação chegava ao ponto dele sentir peso na consciência quando saía para se divertir ou tirava um dia para descansar. Ele se culpava por esse “tempo perdido” e se arrependia de não ter estudado. Acho que tudo deve ter moderação, é preciso conciliar os estudos com lazer. Muitas vezes poucas horas de estudo com foco e dedicação pode surtir mais efeito do que longas horas na frente do computador lendo e relendo matérias.

“Escolhi muitas coisas. Toda hora era uma escolha: estudar versus alguma coisa. A vida não pode ser assim, só isso, pra ninguém.”

            O livro é narrado em primeira pessoa pelo Ciso e achei que o autor acertou na escolha da forma da narrativa porque ficamos mais próximos do protagonista. O Ciso é bastante sentimental, ansioso e muito bem humorado. Gostei tanto do protagonista que em alguns momentos sentia vontade de poder entrar na história e dar um abraço nele.

“Não fui rude. Tentei não ser. Na verdade tenho pavor de pessoas.”

Estava com grande empolgação para conhecer essa história e fico imensamente feliz em poder escrever aqui que “O gabarito” superou minhas expectativas da melhor forma possível, recebendo merecidas cinco estrelas na minha avaliação no Skoob e entrou para a lista de favoritos do ano.

Conversei diversas vezes com o autor Douglas Felipe por mensagens e posso dizer que além de ter talento para escrita ele é uma ótima pessoa, atencioso e super divertido, vale a pena conhecer seu trabalho.


“Ouvi no meu filme favorito que às vezes o autor ganha só um dólar por livro. Que tipo de merda é essa? No Brasil não é dólar, mas mesmo assim. Pouco.”

12 comentários

  1. Oii Ariela. Não conhecia esse livro, mas achei super interessante. Eu gosto quando os personagens meio que atravessam a narrativa e se tornam nossos amigos. Amei.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica, é tão legal quando os personagens nos cativam durante a história né? =D

      Excluir
  2. Oiie
    Nossa, que bacana esse livro. Ainda não o conhecia mas já fiquei curiosa em ler kk Me identifiquei com o personagem também, quero cursar Letras na USP. Espero que eu consiga e que o Ciso consiga no livro também kk amei a resenha.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bya!! Fico feliz que a resenha tenha despertado seu interesse no livro :D Estou torcendo pra que você consiga cursar a faculdade dos seus sonhos, vai dar tudo certo!! Bjs

      Excluir
  3. Olá.
    Primeiramente, devo destacar que adorei a capa, muito criativa!
    Acho que iria me identificar bastante com o protagonista, afinal estou no último ano e lidando com a pressão dos vestibulares.
    Gostei da resenha!

    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ariela! Eu não conhecia esse livro ainda. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, que tem tudo a ver com o título, adorei! Sobre a história, achei a premissa bastante interessante, principalmente para o pessoal que está passando pela mesma situação de Ciso, que é a coisa mais normal do mundo, mas extremamente difícil de encarar. Gostei bastante da recomendação e adorei a resenha. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    A história parece muito divertida! Parabéns por ter mais um livro em seus favoritos.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  6. Oieee,
    Amei sua resenha, muito boa! Eu também quero ler esse livro mas no momento não posso hahaha, porém só leio críticas boas a respeito dele e o fato dele mostrar uma realidade que grande parte dos jovens passam!

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?? Amo livros que trazem no enredo histórias reais e do cotidiano que nos permitem divertir e identificar com os personagens. Gostei muito da dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, que capa diferente desse livro hei?!
    Livros assim sempre nos trazem aprendizados e é isso que é bom, livros que nos levem a refletir, mas sempre com uma dose de humor,nossa Literatura Nacional arrasando , isso é muito bom, temos talentos demais escondidos por aí, bjocas, anotei sua dica, bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ariela,
    Adorei a resenha, não conhecia o livro e achei o tema dele muito interessante e importante. Hoje em dia é o que mais vemos, jovens se matando para estudar para conseguir entrar na "faculdade dos sonhos" e tendo decepções por não passar, e às vezes, quando passa acaba nem sendo o curso dos sonhos porque quando entra a realidade é outra e percebe que aquele curo nem é para ele. Também acho que tudo tem que ter moderação, estudar é importante, mas ter lazer também ajuda. Fiquei muito curiosa sobre a história de Ciso que parece ser um personagem muito carismático. Já está anotado para leituras futuras!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii, seria meu diário sobre o Enem? Rsrsrs querooo

    ResponderExcluir

Topo