Nella Fantasia #1 O Pai da Literatura Fantástica


Olá minha gente!

Agosto é o mês dos pais, quando estava pensando em um tema para essa coluna considerei várias ideias sobre pais da Fantasia. Minha primeira ideia foi uma lista com as grandes figuras paternas da literatura fantástica, e seria uma lista enorme, mas depois pensei, quem é o grande pai da literatura fantástica? Eu poderia citar dois aqui que, na minha opinião, marcaram a literatura mundial e, não por acaso eram grandes amigos. C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien. Hoje vamos falar sobre Tolkien, o Pai da Fantasia.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu na  República do Estado Livre de Orange, que atualmente fica na África do Sul, em 1892. Se mudou para a Inglaterra com a família aos três anos de idade. Morreu em 1973, aos 81 anos.

Tolkien fez licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Foi filosofo e professor universitário de inglês, literatura inglesa e anglo-saxão na Universidade de Oxford entre 1925 a 1959. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, logo depois começou seus escritos sobre Eä, um enorme universo em que está inseria a Terra Média.

A ideia para o Hobbit surgiu em 1928 enquanto Tolkien examinava documentos de alunos.
 “Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê. ” 
O livro só foi concluído e publicado em 1937. Com o enorme sucesso a editora solicitou uma continuação, Tolkien apresentou o rascunho de O Silmarillion, uma coletânea que descreve o universo da Eä em que se encontram as terras de ValinorBeleriandNúmenor e da Terra Média. O editor rejeitou o projeto e Tolkien começou então a trabalhar em uma continuação para O Hobbit, que mais tarde se tornou O Senhor dos Anéis.

O Senhor dos Anéis levou doze anos para ser escrito e só foi entregue para a editora em 1949. Tolkien insistiu em publicar o SIlmarillion e o Senhor dos Anéis juntos, em dois volumes, mas a editora recusou, o que acarretou um rompimento com a editora. Alguns anos depois, com extensa negociação, a Editora Collins publicou O Senhor dos Anéis em três volumes, sendo os dois primeiros em 1954 e o ultimo em 1955.
“[criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro. ”
O livro foi um sucesso, apesar da crítica negativa. Nos anos 60 virou uma obsessão na América.

Tolkien publicou outros Sete livros em vida, muito nunca traduzidos para o Português, e se aposentou em 1967. Ficou viúvo em 1971. Em 1972 recebeu seu mais importante título, Ordem do Império Britânico, dada pela Rainha Elizabeth, uma das maiores honras britânicas.

Tolkien faleceu em 2 de setembro de 1973 deixando um dos maiores legados da literatura mundial. Seu filho Christopher editou e publicou O Silmarrillion, o livro que o pais considerava sua obra prima, e que escreveu durante toda a vida.


Meu contato com a obra de Tolkien começou a muito anos com os filmes da Trilogia do Anel, apenas recentemente iniciei a leitura de sua obra, e o pouco que já li me encantou profundamente. Não é por acaso que a maioria das obras de fantasia moderna têm um pé na Terra Média, é uma obra prima.
John Ronald Reuel Tolkien

4 comentários

  1. Gostei de conhecer mais sobre o Tolkien aqui, apesar de conhecer as obras, a história dele em si me era desconhecida, pois não havia parado para ler algo a respeito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito legal sua coluna sobre Tolkien. Não tive ainda oportunidade de ler nada dele, mas já vi vários comentários positivos e sua postagem só reafirma isso.
    Espero ler algo dele algum dia.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. OIi!
    Adorei o post, preciso ler O Senhor dos Anéis, meu único contato com o autor foi com O Hobbit e os filmes.... A vida dele era muito interessante né? beijos

    ResponderExcluir
  4. E aí? Tudo bem?
    O post ficou muito bacana. Confesso que não sou muito fã de Senhor dos Anéis, mas todo mundo fala tão bem da obra e do trabalho de Tolkien que eu preciso deixar esse preconceito meu de lado e dar uma chance a ele!!

    Blog Linhas Tortas
    https://linhastortasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Topo