Resenha - Violeta não sabe amar, de Lucinei Campos



Editora:  Independente
Ano:  2016
Número de páginas: 117
Nota: ✮✮✮✮✮
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: É possível alguém não saber amar? Violeta acredita que sim.
A menina de 15 anos de idade, viciada em biscoito recheado de baunilha e fã da banda Coldplay odeia o amor com todas as suas forças, enquanto a romântica Duda se apaixona quase todos os dias. Junto a Nico - o menino calado, que gosta de anime e que completa o trio inseparável de amigos - Violeta bola diversas armações para afastar Duda de suas paixonites e se vê em algumas roubadas, como poder perder a amizade de sua melhor amiga e sustentar suas convicções sobre os seus sentimentos.
     Será que Violeta não sabe mesmo amar?

“Nasci para ser livre! Nasci para ser luz, não lâmpada! Então, por favor, me deixe solta!” 

Resenha: Violeta Assis Novais, uma menina de quinze anos com personalidade forte e decidida, afirma com toda certeza que nunca irá se apaixonar e odeia o amor, não amor entre pais e filhos ou entre irmãos, o amor entre casais. Ela se diz “vacinada contra o amor” e odeia cupidos e todas essas coisas românticas.
   Quando ela tinha onze anos de idade seus pais, Andréa e Walace se separaram e isso deixou marcas em Violeta que a partir de então desacreditou na possibilidade de existir o “felizes para sempre”. Agora aos quinze, quase dezesseis anos, ela foge de qualquer tipo de paixonite, não que nenhum garoto a interesse, mas Violeta entende que está melhor vivendo assim.
   Quanto tempo levará para esse coraçãozinho descobrir o amor?

“Enquanto ela fica esperando o príncipe em seu cavalo eu quero montar no dragão e sair pelo mundo.”

       Vi tem dois melhores amigos e o trio é inseparável. Maria Eduarda, a Duda é o seu oposto, acredita cegamente no amor, é muito romântica e se apaixona facilmente. Duda assim como Violeta é filha de pais separados, mas isso não a impede de acreditar no amor e ela sonha com o dia em que irá encontrar seu pai José Luís que abandonou ela e sua mãe quando Duda ainda era muito pequena;
   Nicolas, ou simplesmente Nico, é um menino quieto, muito inteligente que gosta de livros e desenhos japoneses. Mora perto de Violeta e sempre tem um pacote de biscoito de baunilha na mochila. Ele completa o trio de amigos: “a cética, a encantada e o nerd”.

“Ela sempre foi do tipo romântica. E quando falo isso, não é somente a menina que esperava pelo príncipe encantado, mas a que se bobeasse via até unicórnios.”
   Duda sempre encontra alguma nova paixonite na escola e quando Rodrigo sorri para ela de uma forma diferente ela jura que é amor de verdade e os dois logo começam a namorar. Isso deixa Violeta incomodada, pois ela não consegue confiar no garoto e tenta de todas as formas abrir os olhos da amiga mesmo colocando em risco a amizade das duas.
   O livro é narrado em primeira pessoa por Violeta. É uma leitura rápida e a história flui facilmente, uma coisa que me encantou e me prendeu já que fiquei curiosa para descobrir o final e li o livro em uma noite. Lucinei Campos escreve de uma forma muito divertida, com muitas doses de humor. Peguei-me diversas vezes rindo das falas e pensamentos de Violeta.
   Outra coisa que me agradou nesse livro foram as referências que o autor usou no decorrer da história, citando um anime, músicas e filmes. É engraçado a revolta de Violeta para com os clichês de filmes românticos.
Ohhh... Que meigo! Estou vomitando arco-íris. Vendo pôneis e comendo nuvens rosa. Só que não!
   “Violeta não sabe amar” entrou para minha lista de livros favoritos. Os personagens são muito bem desenvolvidos, os diálogos são curtos, o tema “família” é muito bem abordado e passa uma mensagem legal. Todas as questões são resolvidas no final, mas fica um “gostinho de quero mais”, pois Lucinei realmente consegue cativar o leitor.

“É como você olha a vida que faz a diferença, e não de onde.”

  
 Lucinei M. Campos tem mais dois livros publicados. Confira as sinopses:


Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.


Foto retirada do Skoob
Em Lavínia e a Magia Proibida, mais uma vez, a menina se verá junto aos seus amigos inseparáveis: Léo, um menino muito criativo, que imagina mirabolantes batalhas entre seus bonecos, e Lorivaldo, a fada mais rabugenta que já se viu, condenada a ficar com a menina, como castigo por ter cometido crimes em ambos os mundos.
          Criaturas mágicas de caráter duvidoso, conhecidas como ilegálgicos, estão chegando ao Brasil, no momento em que acontece um dos maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo de Futebol. Agora, a menina com 10, quase 11 anos de idade, além de seus problemas com as Marrentinhas e com os Valentões, que continuam lhe perseguindo na escola, terá a estranha chegada de um bruxo obscuro à cidade. Sua presença trará perigo para os três, que vão descobrir que há muito mais mistérios em nosso mundo do que possamos imaginar.
         Desde que os segredos por trás da imponente Árvore dos Tempos foram desvendados, Lavínia corre o risco de ser capturada para fins sombrios, cercada de uma magia forte e proibida. Ela terá que encarar com outro olhar a emocionante aventura que está a sua frente.

10 comentários

  1. Que fofura!!! Não conhecia mas achei fantástico, uma temática mais fora da caixinha, com uma personagem anti-romântica hahaha parece bem humorado mesmo, gostei muito da citação de vomitar arco-íris hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Não conhecia autor e nem o livro, porém assim que vi a foto...já achei a capa linda(tem muito livro que compro pela capa) e corri para ler a resenha kkkkk! Gostei bastante do seu ponto de vista, da sinopse e da proposta do autor...tudo isso só reforça o quanto a obra é uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha conquista pelo entusiasmo com que descreve a história de Violeta. Fiquei realmente curiosa pra saber se ela encontrou alguém e se apaixonou.
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que leitura mais fofa! Adorei a proposta.. gosto tanto desse universo infanto- juvenil, onde os personagens descobrem o primeiro amor, e são meio que anti- românticos ... adorei os trechinhos kkk super minha cara! Fiquei super curiosa <3 beijos

    ResponderExcluir
  5. Essa resenha ficou linda.
    Mesmo sentindo que não estou pronta para novos romances, me deu uma vontade louca de ler esseivroq. Acho que além de uma história de amor, uma história de amizade conquista.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa Violeta hein kkk. Uma menina que não gosta do amor.
    Vemos aí duas personagens em mesma situação " a separação dos pais" , mas ambas lidando praticamente diferente com essa causa. Gostei da temática abordada, se tratando do Lucinei, que também é meu parceiro, já até imagino o quanto esse livro é divertido. Li lavínia e adorei. Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? (:
    Nossa, parece ser um livro muito bom, adorei a Violeta, eu tive um momento revolts na minha adolescencia, revoltada com o amor e tal. Mas ainda bem que passou. A resenha ficou ótima, acho que eu adoraria ler essa história.
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem??
    Gostei muito dessa capa é que resenha linda! Suas fotos estão tão fofinhas 😻❤ Essa história parece envolver o leitor de uma maneira arrebatadora!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Um livro super chicle e fofo, adorei! Parece uma leitura tão gostosa...
    Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, que manteve a pegada divertida do livro, acho que essa história é ótima pra uma maratona porque deve ser um evita ressaca potente!! Amei a varinha na segunda resenha e a história é uma daquelas que espero fazer com minha filha daqui a algum tempo.BJs ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

Topo