Resenha - Cecita, de Diego Guerra



Autor: Diego Guerra
Editora: Independente
Ano: 2017
Número de páginas: 27
Onde comprar: Cecita
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: Cecita é um conto do autor Guerra, que orbita entre a paixão e loucura.
Em suas memórias póstumas, esta personagem nos narra a sua história de amor e insanidade. Em 1940, em meio a Segunda Guerra Mundial ela se vê noiva do homem que fora convocado para a batalha. Sozinha e insegura ela fica mercê de si mesma, entregando-se aos encantos de Caio, irmão de seu noivo, Marcos. Este triângulo amoroso coloca em xeque muitas questões, como a traição, apresentando-nos peças essenciais para o desfecho dessa trama.
Além da loucura e depressão de muitas família cujos parentes morreram na guerra, e da profundidade psicológica da mulher, Guerra trabalha nesse conto a representação do ser no outro, ilustrando as medidas que Caio representa Marcos e vice-versa.

“Narro para que minha história seja lida e anunciada aos seus, como o calor que inflama de uma paixão, ou o contágio serene da doce loucura.”

Resenha: Neste conto, Cecita Jones narra em memórias póstumas acontecimentos de sua juventude. Aos dezoito anos a moça vive sozinha na casa deixada como herança por seus pais. No dia do seu aniversário Marcos seu namorado a leva para jantar e mais tarde pede Cecita em casamento, ela não pensa duas vezes e o aceita como seu noivo.
            A história se passa no ano 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial e Marcos é militar. Acontece uma convocação e o rapaz precisa se apresentar no campo de batalha a fim de servir às forças armadas do seu país. Após muitas promessas e juras de amor no momento da despedida Cecita se vê sozinha novamente com a incerteza de que encontrará Marcos novamente.
           
Cecita precisa voltar à rotina apesar do sofrimento. Meses se passam e ela recebe somente uma carta de Marcos nesse tempo. Em um dia surge então Caio, irmão de Marcos que convida a moça para um jantar com sua família que também sente falta do soldado.
            A semelhança entre os irmãos deixa Cecita confusa com relação aos seus sentimentos e em diversas vezes é Marcos que enxerga ao olhar para Caio. A aproximação dos dois é inevitável e acontece de modo sutil.
            Cecita muda bastante no decorrer do conto. Apesar de tudo acontecer em poucas páginas à história relata anos de sua vida. O sofrimento a leva a tomar atitudes extremadas capazes de alterar profundamente seu futuro.
            A narrativa é feita em primeira pessoa pela própria protagonista, mas em alguns momentos ela interage com o escritor encarregado de registrar suas memórias e essa interação foi algo que me agradou bastante na história.
            A frase na capa do conto: “orbita entre a loucura e a paixão” explica perfeitamente “Cecita”. O leitor deve se atentar aos elementos da capa, o sofá de couro vermelho e a fumaça de cigarro, pois estão presentes na narrativa, mas não vou contar como eles se encaixam no texto, então só lendo o conto para descobrir.
            A história irá te fazer refletir sobre como o amor e a dor podem influenciar o psicológico de uma pessoa. Vale à pena conferir esse mais novo conto do autor.
           Diego Guerra também escreveu um livro de poesias chamado “O novelo do verbo”, ele nos disponibilizou alguns marcadores do livro e um poema autografado para realizarmos um sorteio que será feito na nossa página no Instagram. Venha participar:

https://www.instagram.com/p/BddihNDgxK9/?hl=pt-br&taken-by=palavrasimaginarias


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo