Resenha - Sob os olhos do delírio, de Fábio de Andrade

Editora: Independente
Ano: 2017
Número de páginas: 28
Onde comprar: Ebook
Adicione no Skoob
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Resenhista: Ariela Oliveira

Sinopse: O que um senhor solitário assistindo uma garotinha sendo dilacerada por um demônio saltitante, um velho apaixonado e Nikolai, o enfermeiro do hospício Muskov, têm em comum?
Nessa antologia, Fábio de Andrade afoga seus leitores em um mar de agonia enquanto os três infelizes protagonistas só conseguem distinguir a vida da morte enquanto o delírio não tiver consumido por completo seus corpos. Dilemas de desespero, amor e horror são expostos da forma mais simples e poética da palavra, trazendo três situações em que ele deixa na mão do leitor decidir: A tristeza é causa ou consequência?
Deixem que José de Alencar, o enfermeiro Nikolai e o velho marido de Lúcia lhe mostrem o real significado da melancolia em momentos que convergem no sentimento mais antigo e verdadeiro que a raça humana possui: o medo.

“A ganância pelo desconhecido me traiu, me arrebatou, me tirou a vida, e aqui deixo o melhor conselho para o desventurado ser que estiver lendo isso: não seja curioso! Não termine de ler. Faça algo de bom antes que aquele que não ouso lembrar o encontre.” 

Resenha: Recentemente fechamos uma parceria com o autor Fábio de Andrade e ele nos disponibilizou esse ebook que é composto por três contos. Um misto de terror, suspense e drama permeia os capítulos dessas histórias.
A frase citada no início dessa resenha está presente no conto “O horrível fim de José de Alencar”, primeiro da antologia. Esse conto me agradou bastante, o leitor é levado pelo próprio José de Alencar (antes que você se pergunte, não, não é o escritor famoso) a casa 89 da rua Moscoso onde um acontecimento sinistro muda a vida desse senhor de 70 anos para sempre.
A casa aparentemente abandonada chama a atenção de José e ele insiste em descobrir os segredos que ela guarda, mas a cena que presencia não é nada agradável. O que gostei nesse conto foi o fato do protagonista conversar com o leitor e a forma como foram narrados os acontecimentos, tudo de forma rápida o que aumenta nossa apreensão.
“Em casa” é o segundo conto e ele é o mais curto. Por ser bem curto os fatos são rápidos e quando cheguei ao final fiquei com um questionamento para o protagonista “sério que você fez isso?”.  No caso dessa história acho que o objetivo não era provocar medo no leitor e sim deixar um questionamento a respeito da sanidade mental do personagem.
O último conto foi o meu preferido. “OBMEN-01” tem como protagonista o jovem Nikolai, enfermeiro no hospício Muskov que se apaixona por uma moça chamada Nadezkha, internada onde ele presta seus serviços. Nikolai descobre por meio Dimitri Kopola que os internos serão usados como cobaias para experimentos do exército e com ajuda de seu amigo desenvolve um plano a fim de resgatar sua amada.
Embora seja apenas um conto o autor conseguiu mesclar narrativas do presente do protagonista com o passado explicando todo o desenrolar dos fatos até a noite onde ele coloca seu plano em prática. O final surpreende e para quem busca contos rápidos para serem lidos e de ótima qualidade “Sob os olhos do delírio” é a escolha certa.
Deixo meus sinceros agradecimentos ao autor pelo carinho e confiança fechando parceria com nosso blog!

2 comentários

  1. Nossa adorei essa resenha, adoro esses tipos de contos <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Jôoh, fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada por seguir nosso blog, bjs!!

    ResponderExcluir

Topo